O centro de São Paulo está vivo e se renova. Áreas históricas são limpas, policiadas e ganham novos frequentadores.
Uma boa notícia para quem curte a vida no centro de São Paulo: a reforma do Largo do Arouche está prevista para começar na segunda quinzena de junho, com entrega prometida para 2019. Além da reconstrução do Mercado das Flores, o projeto prevê a instalação de quatro novos quiosques no local.
A ideia é dar ares “franceses”, transformando-o num “promenade” (passeio, em francês).
Influência francófila
Essa influência francesa não é por acaso, pois o projeto foi doado pelo escritório de arquitetura francês Triptyque, que prevê inovações com reuso de água da chuva para regar plantas e painéis fotovoltaicos para dar autonomia de energia quase total ao Arouche.
O projeto também prevê a ampliação do espaço público para além dos limites atuais do Largo. Isso porque a obra irá nivelar o piso do local até a calçada que abriga o tradicional restaurante francês La Casserole (desde 1954 no Largo), além da Academia Paulista de Letras. O nivelamento do piso com a rua é uma forma de reduzir a velocidade dos veículos.
Quiosques
Além disso, quatro novos quiosques irão abrigar a administração do Largo (que terá até uma horta comunitária anexa); um centro de atendimento social, psicológico e jurídico para o público LGBT; a base da Polícia Militar e um banheiro público aberto 24 horas.
PRAÇA PRINCESA ISABEL
Quem passa por ali sem conhecer o histórico do local nem imagina, mas a Praça Princesa Isabel já foi uma cracolândia. Mas, no início de 2018, graças a um projeto de revitalização patrocinado pela iniciativa privada, as coisas mudaram e muito.
A praça foi reformulada com um gramado, um espaço cercado para cachorros, parquinhos, mesas, banheiros, aparelhos de ginástica e uma quadra.
A presença de um posto da PM ajuda a manter o local em ordem e tem atraído também vendedores de picolé e pipoca para atender a criançada que vem brincar no local.
FONTE DOS DESEJOS
Inspirada na famosa Fontana di Trevi, em Roma, a Fonte dos Desejos, localizada na Praça Ramos, passou por reformas ao longo do ano de 2017 e agora tem nova iluminação e sistema hidráulico.
Além da fonte, é possível encontrar espalhadas pelo centro cerca de 11 obras do artista criador da fonte, Luigi Brizzolara , toda criadas em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil.
Em Roma, a fonte original está repleta de moedinhas, jogadas ali pelos visitantes que um dia desejam voltar à cidade histórica. Para os turistas que visitam São Paulo, fica a dica, caso queiram imitar o costume italiano.
Por Luiz Marcondes http://visitecentrodesaopaulo.com.br/pontos-importantes-de-revitalizacao-centro-de-sao-paulo/
Commentaires